sexta-feira, 15 de maio de 2009

O problema político na Filosofia

PLATÃO (427 – 347 A.C.)

Mais famoso discípulo de Sócrates. Fundou, em Atenas, uma escola de Filosofia chamada “A Academia”.

· Mito ou alegoria da caverna – do senso comum à ciência;
· As formas – ideias ou formas são arquétipos imutáveis. Os sentidos não nos revelam a verdadeira natureza das coisas. O mundo físico não passa de uma cópia imperfeita das ideias;
· O conhecimento é derivado da razão e não da experiência sensorial;
· Alma imortal – a morada da razão;

--> O pensamento político de Platão

· A República: concepção de uma sociedade perfeita;
- Alma humana (psikê): composta de três partes – o apetite, a coragem e a razão;
- Reformar o sistema de classes: sociedade ideal dividida em castas – a dos filósofos (razão), a dos soldados (coragem) e a do povo comum (apetite);

Filósofos (sofocracia) --> Soldados --> Povo comum

· O Estado confiscaria a riqueza privada;
· O casamento monogâmico deveria ser abolido. Não haveria diferença entre os sexos;
· Educação (paideia) – instrumento de seleção das aptidões de cada um; tirar os filhos dos pais para protegê-los dos maus hábitos;
· Essa “República” não é democrática. Para Platão, o povo é incapaz de possuir a Ciência Política; Prega o governo dos filósofos (sofocracia);

ARISTÓTELES (384 – 322 A.C.)

Nasceu em Estagira, na Macedônia. Foi discípulo de Platão em sua Academia; Mais tarde, funda sua escola – o liceu. Primeiro grande filósofo grego e primeiro grande biólogo da Europa;

· Enquanto Platão valorizou apenas a razão, Aristóteles valorizou também os sentidos; Não existe nada na consciência que já não tenha sido experimentado antes pelos sentidos; (Razão inata – permanece “vazia” enquanto não percebemos nada);

· Interpretação ontológica (relativa ao estudo do ser)
- ato: manifestação atual do ser, aquilo que já existe;
- potência: aquilo que ainda não é, mas pode vir a ser;
- substância: aquilo que é estrutural e essencial do ser;
- acidente: atributo circunstancial e não essencial do ser;

· O que determina a realidade de um ser: a causa.
- causa material: a matéria de que é feita uma coisa;
- causa formal: a configuração assumida por uma coisa;
- causa eficiente: refere-se ao agente que produziu diretamente a coisa;
- causa final: refere-se ao objetivo, à finalidade ou à razão de ser uma coisa. (passagem da potência para o ato);

--> O pensamento político de Aristóteles

· O HOMEM É UM ANIMAL POLÍTICO;
· A forma mais elevada de convívio humano é o Estado;
· As formas de governo: Assim como Platão, criticou os maus governos;

--> Monarquia: pode degenerar em “tirania”;
--> Aristocracia: pode degenerar em oligarquia;
--> Democracia: pode se transformar no governo caótico das massas;

· Aristóteles prefere a democracia como forma de governo. Talvez isso se deva à constatação feita de que a tensão política sempre deriva da luta entre ricos e pobres; se um regime conseguir conciliar esses antagonismos, torna-se mais propício para assegurar a paz social;

5 comentários:

  1. oi, vou fazer a segunda fase da uel, tenho como especificas sociologia e filosofia. Não tenho nem ideia do que estudar. Será que alguem pode me ajudar???? Obrigada

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  2. vc ja olhou no manual do candidato??


    kk nele q esta tudo q vc tem q saber sobre o vestibular..bll

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  3. Adorei saber isto muito interesante

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  4. Estou muito intersada em fazer sociologia acho que vou gostar mesmo

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