domingo, 14 de junho de 2009

ESCOLA DE FRANKFURT


Escola de Frankfurt é o nome dado ao grupo de pensadores alemães do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, fundado na década de 1920. Sua produção ficou conhecida como teoria crítica. Entre eles destacaram-se Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Erich Fromm e Jurgen Habermas.


Apesar de haver grandes diferenças de pensamento entre esses autores, identificamos neles a preocupação comum de estudar variados aspectos da vida social, de modo a compor uma teoria crítica da sociedade como um todo. Para tanto, investigaram as relações existentes entre os campos da economia, da psicologia, da história e da antropologia.


Os pontos de partida fundamentais de suas reflexões foram a teoria marxista (na verdade, uma leitura bastante original desta teoria) e a teoria freudiana, que trouxe à tona elementos novos sobre o psiquismo das pessoas. Mas há também outras influências, como as de Hegel, Kant ou do sociólogo Max Weber.


A Escola de Frankfurt concentrou seu interesse na análise da sociedade de massa, termo que busca caracterizar a sociedade atual, na qual o avanço tecnológico é colocado a serviço da reprodução da lógica capitalista, enfatizando o consumo e a diversão como formas de garantir o apaziguamento e a diluição dos problemas sociais.


Adorno e Horkheimer


Nessa analise, que se desdobra em vários aspectos, um tema muito presente é a crítica da razão.


De acordo com Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor Adorno (1906-1969), a razão iluminista, que visava à emancipação dos indivíduos e ao progresso social, terminou por levar a uma maior dominação das pessoas em virtude justamente do desenvolvimento tecnológico-industrial. Horkheimer acreditava que o problema estava na própria razão controladora e instrumental, que busca sempre a dominação, tanto da natureza quanto do próprio ser humano.


Em um texto de autoria de Horkheimer e Adorno, A dialética do esclarecimento, de 1947, os dois fazem dura crítica ao Iluminismo, que estimulou o desenvolvimento dessa razão controladora e instrumental que predomina na sociedade contemporânea. Denunciam também o desencantamento do mundo, a deturpação das consciências individuais, a assimilação dos indivíduos ao sistema social dominante.


Em resumo, Horkheimer e Adorno denunciam a morte da razão crítica, asfixiada pelas relações de produção capitalista. Se denúncias semelhantes já haviam sido feitas no campo do marxismo, o que há de característico nos filósofos da Escola de Frankfurt é a desesperança em relação à possibilidade de transformação dessa realidade social. Isso se deveria a uma ausência de consciência revolucionária no proletariado (trabalhadores), que teria assimilado, absorvido pelo sistema capitalista, seja pelas conquistas trabalhistas alcançadas, seja pela alienação de suas consciências promovida pela indústria cultural.


Indústria cultural é um termo difundido por Adorno e Horkheimer para designar a indústria da diversão vulgar, veiculada pela televisão, rádio, revistas, jornais, músicas, propagandas etc.


Através da indústria cultural e da diversão se obteria a homogeneização dos comportamentos, a massificação das pessoas.


A falta de perspectiva de transformação social levou Adorno a se refugiar na teoria estética, por entender que o campo da arte é o único reduto autêntico da razão emancipatória e da crítica à opressão social.


Benjamin


Walter Benjamin (1892-1940) se distingue de Adorno e Horkheimer por uma postura mais otimista no que diz respeito à indústria cultural. Em seu texto A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução, ele se mostra otimista com a possibilidade de que a arte, a partir do desenvolvimento das técnicas de reprodução (discos, reprografia e processos semelhantes), se torne acessível a todos.


Enquanto, na visão de Adorno e Horkheimer, a cultura veiculada pelos meios de comunicação de massa não permite que as classes assalariadas assumam uma posição crítica em relação à realidade, Benjamin acredita que a arte dirigida às massas pode servir como instrumento de politização.


Além disso, desenvolveu reflexões nas quais buscou conciliar a teoria marxista com a tradição judaica, dando origem a um pensamento de difícil penetração, ainda que de grande beleza literária.


Habermas


Dentre os teóricos da Escola de Frankfurt, o que maior influência exerce atualmente é Jurgen Habermas (1929). Ele discorda de Adorno e Horkheimer no que se refere aos conceitos centrais da análise realizada por esses dois filósofos: razão, verdade e democracia.


Vimos que, de acordo com essa análise, Adorno e Horkheimer chegam a um impasse quanto à possibilidade de uma razão emancipatória já que a razão estaria asfixiada pelo desenvolvimento do capitalismo.


De acordo com Habermas essa é uma posição perigosa em filosofia, pois poderia conduzir a uma crítica radical da modernidade e, em conseqüência, da razão, que levaria ao irracionalismo. Em seu artigo Modernidade versus pós-modernidade, ele enfatiza esse ponto, afirmando, contra a tendência ao irracionalismo presente na chamada filosofia pós-moderna, que “o projeto da modernidade ainda não foi cumprido”. Ou seja, que o potencial para a racionalização do mundo ainda não está esgotado. Por isso Habermas costuma ser descrito como “o último grande racionalista”.


O filósofo também discorda dos resultados pessimistas da análise de Adorno e Horkheimer, segundo a qual a razão não mais se realizaria no mundo, porque o capitalismo, em sai complexidade, teria conseguido narcotizar a consciência do proletariado e, dessa forma, perpetuar-se como sistema. Para habermas, existem alguns pontos falhos nessa análise cuja identificação permitiria propor uma retomada do projeto emancipatório, porém em novas bases.


Na realidade, o filósofo rompe com a teoria marxista em seus pontos fundamentais, tais como a centralidade do trabalho e a identificação do proletariado como agente da transformação social.


Habermas propõem, então, como nova perspectiva, outro conceito de razão: a razão dialógica, que brota do diálogo e da argumentação entre os agentes interessados numa determinada situação. É a razão que surge da chamada ação comunicativa; não como verdade subjetiva, mas como verdade intersubjetiva, que surge do diálogo entre os indivíduos ao qual se aplicam algumas regras, como a não-contradição, a clareza de argumentação e a falta de constrangimentos de ordem social.


Razão e verdade deixam de ser, assim, conteúdos ou valores absolutos e passam a ser definidos consensualmente. E sua validade será tanto maior quanto melhores forem as condições nas quais se dê o diálogo, o que se consegue como aperfeiçoamento da democracia.


O pensamento de Habermas incorpora e desenvolve reflexões propostas pela filosofia da linguagem. A ênfase dada à razão comunicativa pode ser entendida como uma maneira de tentar “salvar” a razão, que teria chegado a um beco sem saída. Assim, se o mundo contemporâneo é regido pela razão instrumental, conforme denunciaram os filósofos que antecederam na Escola de Frankfurt, para Habermas caberia à razão comunicativa, enfim, o papel de resistir e reorientar essa razão instrumental.

28 comentários:

  1. Seu resumo me ajudou a relembrar o que havia estudo sobre a Escola de Frankfurt.
    Obrigado

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  2. essa escola e muito louca!!!!

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  3. ótimo, me ajudou muito

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  4. Ajudou muito em meu estudo Parabens!

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  5. valeuziiii!!!!!!!!!!!! essi blog é d+!! socializei mtu neam

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  6. excelente resumo de todos os blogs relacionado a este assunto voce esta de parabéms ,inclusive copiei e colei e poste no nosso grupo de estudo de pedagogia ,obrigada

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  7. Parabéns. Excelente resumo. Explicou muito bem, me ajudou bastante. Obrigado.

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  8. Parabéns pelo resumo. Excelente,me instigou a saber mais sobre o assunto.

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  9. ESTA ESCOLA DE MOSTROU UMA NOVA POSTURA QUANTO AO ESTUDO DO SOCIAL, MAS A CRITICA QUE EU FACO A ESTA ESCOLA E O FACTO DE NAO TER OLHADO PARA O PROGRESSO DA HUMANIDADE COMO DADO RELEVANTE, EXEMPLO A QUESTAO DA COMUNICACAO SOCIAL. MOSTRA SE TAMBEM UMA GRANDE DISCORDANCIA ENTRE OS PROPRIOS PRECURSORES DESTA ESCOLA.

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  10. Muito obrigada,estudar para uma prova de filosofia por este blog é ótimo

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  11. poxa, eu simplesmente amo filosofia e toda essa explicação só me deixou com as idéias ainda mais claras.
    Muito obrigada.

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  12. obrigadiiim...me ajudou bastante

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  13. eu te amoooooooooooo mt maaaaaaaaaaarcos....
    vem akii em ksa hj pra gent namorar...bjus

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  14. tambeeem te amooooooooo mt....eu vow siim ai hj pra gent tranzar....

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  15. eu adooro tranzar e gozar na kra da vaadiia....
    diiiz ai quem quer tranzar comigo???
    estou com o pau duro....

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  16. Nossa,realmente muito bom esse resumo, uma abordagem de clareza fascinante . Parabens

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  17. parabens isso serviu bastante para a minha pesquisa

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  18. gostei demais cara parabéns por ese trablho

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  19. Faltou colocar a fonte né? Esse texto todo foi retirado do livro de ensino médio do Gilberto Cotrim ....

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  20. nossa valeu mesmo cara tinha trabalho de sociologia amanhã,e vcs me ajudaram muito valew!

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  21. Demorei para achar um site que explicasse com clareza todos esses pontos. Obrigada

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  22. NOS SOMOS O RESULTADO DO MEIO QUE VIVEMOS ,NÃO PODEMOS NEGAR

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