terça-feira, 17 de novembro de 2009

O que é mais-valia

Chama-se mais-valia o valor que o operário cria além do valor de sua força de trabalho, e que é apropriado pelos capitalistas; Com a descrição da mais-valia, Marx configura o caráter de exploração do sistema capitalista. De imediato o operário não é capaz de reverter o quadro porque se encontra alienado.


11 comentários:

  1. Se ama tanto o socialismo, pra que queres trabalhar?
    Pra que tens um computador??

    Tu, não és nada além de um ratinho no mundo capitalista...

    Socialismo nunca!!

    Liberdade sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A burrice sendo publicada gratuitamente na internet hahahahah

      Excluir
  2. Resposta ao cara de "ratinho de laboratório" ali em cima.
    Amigo o senhor não sabe nem o que é Socialismo e dar seu conceito ao dono do blog dizendo que o cara é socialista, primeiro Socialismo não quer dizer que o cara vai está preso a um governo comunista ou socialista sem liberdade. Agora tu sim é Alienado a um mundo capitalista, pois se tu trabalhas e ganha um salário mínimo se é que ganha com uma Ignorância dessas se fosse um de teus contratantes pensaria duas vezes antes de contratá-lo, ou melhor, antes de me servi e compra dos meus produtos que iria mal dar de paga a primeira parcela do produto que tu fazes é isso que acontece no "mais valia" de Marx, o que acontece é que tu fazes um produto de R$ 10,000,00 em uma semana sendo que em um mês tu daria lucro ao teu patrão de R$39,378,oo reais: BEM VINDO ao MUNDO CAPITALISTA "RATINHO DE LABORATÓRIO"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo vc esta meio equivocado se pensa que o empresario possui todo esse valor de lucro, a precificação de um produto é dividida em 3 etapas que são: custos, impostos e lucro. Na parte de custos estão: o salario dos funcionários envolvidos na produção, aluguel do imóvel, água, luz, segurança, equipamentos, manutenções, e mais uns pares de custos. Na parte de impostos é tudo que o governo obriga a pagar para poder manter um negócio ativo. E lucro é lucro. O lucro não é a maior parte do valor e sim a menor.

      Excluir
  3. Venho por meio desse simplório comentário lhe pedir a autorização para utilizar essa tirinha em um trabalho que realizarei na escola. Esse trabalho consiste em fazer perguntas sobre Karl Marx, e gostaria de usar sua tirinha em uma das questões. Sou do segundo ano do Centro de Ensino Médio Setor Leste. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Venho por meio desse simplório comentário lhe pedir a autorização para utilizar essa tirinha em um trabalho que realizarei na escola. Esse trabalho consiste em fazer perguntas sobre Karl Marx, e gostaria de usar sua tirinha em uma das questões. Sou do segundo ano do Centro de Ensino Médio Setor Leste. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  5. A tirinha desconsidera que, para abrir o posto de trabalho para que o empregado pudesse trabalhar e produzir a mercadoria (o que nela é apresentado como algo ruim, como exploração), o empregador teve que organizar os fatores de produção (mão-de-obra, terra e capital - poupança, empréstimos, maquinário, infraestrutura, etc.) e, principalmente, assumir o risco de que o negócio poderia não prosperar e o tempo necessário para reaver seu investimento original e só após isso ter verdadeiro lucro.
    Ou seja, o empregador sacrifica seu patrimônio atual pela chance de obter um maior no futuro. E, com isso, emprega pessoas e oferece um serviço ou produto para a sociedade, obviamente beneficiando a todos.
    É triste que seja esse tipo de tirinha aquilo que mais ensinamos às crianças nas salas de aula, quando o que deveríamos ensinar é que precisamos de mais empresários e empreendedores dispostos a tomar riscos e realizar investimentos para gerar empregos.

    ResponderExcluir
  6. hmmm ... Como ele vendeu para comprar máquinas - segundo a tirinha, se ele, antes, não tinha máquinas para produzir. O empresário, utilizou o seu capital próprio ou de outros (tomou o risco de perder tudo) e abriu a empresa e começou a produzir. Quando contratou, os empregados foram sabendo o quanto iam receber e ganhar por mês e o quanto teriam que fazer - sem risco algum ! o risco do capital é do patrão. Abra o seu próprio negócio se não estiver satisfeito e faça o seu capital

    ResponderExcluir
  7. O que está em questão não é a remuneração do empresário, mas a baixa remuneração do trabalhador. Historicamente recebemos apenas o suficiente para a subsistência.

    ResponderExcluir
  8. Pessoas q nem sabem o q é acumulação primitiva falando asneira. Eu rio, mas é triste

    ResponderExcluir