terça-feira, 10 de novembro de 2009

Começar é um bom negócio!

Olá druguinhas e druguinhos!

Disponibilizo aqui essa leitura indispensável sobre a história da Sociologia. Vale a pena para compreender o contexto histórico-cultural de surgimento desta ciência moderna, assim como conhecer os autores clássicos que contribuíram para a construção do pensamento sociológico: Comte, Durkheim, Weber e Marx.

O texto é de Carlos Benedito Martins, sociólogo, graduado e mestre em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo.

A seguir, um fragmento do livro:

"Este livro parte do princípio de que a sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista. A trajetória desta ciência tem sido umaconstante tentativa de dialogar com a civilização capitalista, em suas diferentes fases.

Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Se o pensamento científico sempre guarda uma correspondência com a vida social, na sociologia esta influência é particularmente marcante. Os interesses econômicos e políticos dos grupos e das classes sociais, que na sociedade capitalista apresentam-se de forma divergente, influenciam profundamente a elaboração do pensamento sociológico".

Link para download:

http://www.4shared.com/file/149763658/259d9549/O_Que__Sociologia__Carlos_Benedito_Martins_.html

2 comentários:

  1. AEEEEEEE!
    conseguiu o link golfito!
    Vou deixar lá no meu, nao vou apagar!
    informação é sempre legal

    ResponderExcluir
  2. Meu caro!!! Mandou muito bem em postar esta pérola, acabei de ler, muito bom, precisamos conversar!!! Leitura indispensavel pra começar a entender um pouquinho esta loucura toda!!
    Abraço!
    Jorge

    ResponderExcluir