quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dica de leitura: Admirável Mundo Novo

Olá Druguinhas e Druguinhas! Tudo bem?

Recomendo a tod@s a leitura do clássico e indispensável livro "Admirável Mundo Novo" escrito por Aldous Huxley em 1931. Trata-se de uma "fábula" futurista relatando uma sociedade completamente organizada, sob um sistema científico de castas. Não haveria vontade livre, abolida pelo condicionamento; a servidão seria aceitável devido a doses regulares de felicidade química e ortodoxias e ideologias seriam ministradas em cursos durante o sono. Olhando o presente, podemos imaginar um futuro semelhante em termos de avanços tecnológicos. Será ele de excessiva falta de ordem, da ordem em exesso preconizada por Huxley ou já vivenciamos o pesadelo virtual de Matrix, a fábula cinematográfica atual? A advogada especializada em Ciências Sociais pela UEM Maria Clara Corrêa Tenório lança mão do seguinte questionamento: "O cientificamente possível é éticamente viável?". Por enquanto, podemos também estabelecer uma relação entre a temática do livro e os pressupostos teóricos do positivismo de Augusto Comte, da proposta de organização da sociedade que deveria "funcionar" como um organismo humano - buscando a formulação de leis gerais que estabeleceriam um ambiente social permeado pela ordem e pelo progresso.


4 comentários:

  1. Esse livro é muito bom, adoro ele ^^

    ResponderExcluir
  2. Amigo virei fã do blog!! E adoro esse livro também!!

    Abraços..

    ResponderExcluir
  3. Udica:


    A Sete Seven Editora lança o curso de Inglês mais barato do Brasil por apenas 2,99 com 40 exercícios (no livro) e 40 vídeo aulas (via internet)...

    Ideal para quem não tem tempo para aulas presenciais o curso Two Nine Nine que custa apenas 2,99 chegou para trazer facilidade com qualidade!!!

    Veja mais detalhes no site: www.seteseveneditora.com.br

    Good Class!!!!!

    ResponderExcluir