terça-feira, 16 de março de 2010

O HOMEM É UM ANIMAL SOCIAL

Lendas e mitos relatam histórias de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornam-se humanos - Rômulo e Remo, Tarzan, Mogli -, apresentando comportamentos compatíveis com os demais seres humanos. Entretanto, para se tornar humano, o homem tem de aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que jamais poderia desenvolver no isolamento. Já entre as outras espécies de animais, uma cria, mesmo separada do seu grupo de origem, apresentará, com o tempo, as mesmas atitudes de seus semelhantes, na medida em que estas decorrem, sobretudo, de sua bagagem genética e se desenvolvem de forma espontânea.

O cienasta alemão Werner Herzog trata justamente desse tema em seu filme O enigma de Kaspar Hauser, de 1974. Baseado no livro do austríaco Jacob Wassermann, ele mostra como um homem criado longe de outros seres de sua espécie é incapaz de se humanizar, não conseguindo desenvolver aptidões e reações que lhe dêem identidade e possibilidade de interagir satisfatoriamente com seus semelhantes.




Portanto, para que um bebê humano se transforme em um homem propriamente dito, viver e se reproduzir como tal, é necessário um longo aprendizado, em que as gerações mais velhas transmitem às mais novas suas experiências e conhecimentos. Essa característica da humanidade dependeu, entretanto, da nossa capacidade de criar símbolos que constituem as linguagens, por meio das quais somos capazes de nos comunicar, transmitindo aos outros o legado de nossa experiência de vida, compartilhando os sentidos que a ela atribuímos.

Dessa forma, o homem, transmite suas experiências e visões de mundo utilizando a comunicação, estabelecendo-se uma íntima indentidade entre linguagem, experiência e realidade, que é a base do imaginário e do conhecimento humano.

Fonte:

COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2005.

8 comentários:

  1. Nossa, está de parabéns pelo blog! Eu entrei porque achei no google alguns exercícios de filosofia aqui, e gostei muito dos seus posts! Aliás olhei vários deles pois são da mesma matéria que eu estou estudando agora nas minhas aulas de filosofia/sociologia na escola. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Nossa seu blog é ótimo estou estudando muito com a ajuda dele! obrigada! e atualize sempre, vou indicá-lo para o meu professor, vc escreve muito bem! parabéns, vou fazer os exercícios e poste mais assim que puder!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom viu esse blog,estou estudando com ele.tudo q eu preciso tem aqui!!!!
    parabéns.

    ResponderExcluir
  4. meu, adorei o post, me ajudou muito no meu trabalho de sociologia. valeu

    ResponderExcluir
  5. O site é ótimo. Porém, não achei posts sobre Darwinismo social, algo indispensável que está faltando a este site.

    Desde já, obrigada.

    A Anônima que sempre te curte, Lucas.

    ResponderExcluir